domingo, 9 de maio de 2010

Pontos turísticos em Penha/SC

Penha é uma típica comunidade de origem portuguesa, que vive à base da pesca e do turismo, tradicionais no litoral catarinense. Com belas praias, dispostas por entre os morros altos da região, apresenta paisagens bem distintas. Praias selvagens, como a Vermelha, freqüentada pelos praticantes de surfe, e praias de mar calmo, balneários ideais para famílias, como a Praia da Saudade.

Após a fundação do parque Beto Carreiro World, em 1991, a região virou foco do turismo de entretenimento, passando a receber um número muito maior de turistas, não mais apenas no verão, vindos de várias partes do Brasil e do mundo.

CAÇADORES DE BALEIAS

A região de Penha foi colonizada a partir do século XVIII, motivada por uma invasão espanhola a Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). Muitos pescadores, a maioria portugueses, chegaram ao local procurando um novo ponto para a caça e beneficiamento de baleias. A Armação do Itapocorói prosperou e tornou-se uma das maiores armações baleeiras do sul do Brasil.

Uma nova comunidade, criada a seis quilômetros da Armação, cresceu e foi elevada à categoria de freguesia em 23 de março de 1839, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Itapocoroy. Com o fim da caça da baleia, a economia local foi inicialmente mantida pela pesca a rtesanal e um comércio rudimentar. Hoje o turismo figura entre as principais receitas do município.

PRAIAS

Com inúmeras belezas naturais, Penha tem em suas praias o grande atrativo que faz com que a região se encontre entre as mais belas do Estado e do País. Entre suas praias destacam-se a Praia Alegre, Praias da Saudade, do Quilombo, da Fortaleza, do Manguinho, da Cancela e Praia da Armação do Itapocoroy, berço da colonização da região. Existem ainda as praias da Paciência, a Ponta da Vigia, Praia Grande, do Poá, São Roque, do Monge, do Caminho, Vermelha, do Lucas, de São Miguel e a Bacia da Vovó.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Município do Litoral Norte do Estado de Santa Catarina com o maior número de praias. Penha destaca-se pelo seus atrativos turísticos e belezas naturais, cativando e fazendo voltar todos aqueles que aqui já estiveram. Conheça em Penha:

CAPELA DE SÃO JOÃO BATISTA, construída em 1759, mantém sua estrutura original. A imagem do padroeiro, primeira e única , é venerada em seu altar há quase 240 anos. Em estilo barroco, veio de Portugal, juntamente com outra, de Nossa Senhora da Piedade, que ali se encontra.

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA PENHA, construída em 1.971 no lugar da antiga “Igrejinha” do início do século passado, em torno da qual formou-se o centro do povoado, Freguesia da Penha.

PRAÇA DA ARMAÇÃO E DO QUILOMBO, local para promoção de eventos culturais e artísticos com coreto e calçadão , ponto de encontro de veranistas e turistas durante a alta temporada.

ILHA FEIA, a vinte minutos de barco da costa, na divisa com Piçarras, a Ilha não condiz com o nome. É privilegiada pelas suas belezas naturais e abriga a Gruta do Diabo, pequena caverna, quase inexplorada.

PONTA DA VIGIA tem este nome por ter sido usada inicialmente pelos baleeiros que colonizaram a região para avistar a chegada das baleias . É excelente ponto para avistar grande parte da costa de Penha, sendo local preferido dos fotógrafos.

BETO CARRERO WORLD, o maior centro de lazer da América latina e o quinto do mundo, o Parque é um dos roteiros turísticos mais procurados no Brasil e América do Sul. Com grandes investimentos em diversões eletrônicas, shows ao vivo, ambientações, zoológico e inúmeros outros atrativos, já foram aplicados mais de US$ 125 milhões em sua estrutura. Desde a abertura do parque, em 28 de dezembro de 1.991, mais de quatro milhões de pessoas já o visitaram, o que apresenta uma média de freqüência/dia de 7 mil pessoas, número que chega ao pico de 25 mil durante a temporada de verão/férias. Beto Carrero World está instalado na Praia de Armação, Município de Penha, em uma área de 14 milhões de metros quadrados, com área urbanizada prevista que se aproxima dos 2 milhões de metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário