domingo, 9 de maio de 2010

PRAIAS PARA TODOS OS GOSTOS

Na costa de Penha a natureza segue praticamente intacta em muitos lugares. Numa caminhada pela praia, pequenas enseadas vão revelando cenários paradisíacos, como na Praia Vermelha e arredores. O Morro da Vigia, que dá vista para toda a região ao norte, deixa na retina a visão do mar aberto, movimentado pelas embarcações dos pescadores. A região é grande produtora de marisco, e abriga uma tradicional colônia de pescadores na Praia da Armação do Itapocorói. A cidade fica aos pés de uma cadeia de morros, com baías planas e de águas Calmas. Bom mergulho!

Praia de São Miguel

Localidade próxima do município de Navegantes (8 Km), com acesso pela Rodovia Interpraias, alternativo à BR 101. A praia é bastante utilizada para a pesca, com um grande número de embarcações ancoradas na beira do mar. Dali se vê o movimento de navios passam em direção ao porto de Itajaí. Mar calmo, seguro para banho.

Praia do Lucas

Vizinha ao sul da Praia Vermelha, a Praia do Lucas têm duas pequenas faixas de areia seguidas, intercaladas cada uma por costões de pedra. É totalmente desabitada, porém de fácil acesso a pé. Em alguns pontos há pequenas clareiras para acampamento. As ondas são boas para o surfe. Visual 100% natural! .

Praia Vermelha

Ponto tradicional da prática do surfe na região, a Praia Vermelha é um recanto de natureza ainda preservada. As encostas, que brotam diretamente na beira da praia, elevam-se em grandes paredões, que dividem a baía em pequenas praias. Para chegar, há duas opções: pela estrada pavimentada, passando pela Praia de São Miguel (ao sul), ou pela estrada de chão batido, que segue o mar desde a Praia Grande, ao lado da Armação do Itapocorói.

Praia Grande

Aos pés do Morro da Vigia, a Praia Grande se apresenta como um vilarejo, com restaurantes, alguma estrutura de comércio e pousadas. O mar é bom para banho, com ondulação favorável ao surfe.

Ponta da Vigia

Um dos pontos mais altos da região, o pico serve como base de observação para os pescadores. Do alto do morro, pode-se avistar toda a baía da Praia da Armação, bem como ao norte o Balneário de Piçarras. O local não possui iluminação ou calçamento, mas vale a pena pelo visual. A estrada de acesso fica no canto da Praia Grande.

Praia da Paciência

Uma pequenina praia no pé do Morro da Vigia, voltada para o norte. As formações rochosas desgastadas pela ação do mar formam uma bela paisagem, semelhante a dos corais. O termo ‘paciência’ refere-se à função do pescador, que ali espera um sinal do companheiro que observa o mar no alto do Pico da Vigia. Boa para banho, e com um pequeno bar que atende os visitantes durante a temporada. Para chegar, basta tomar a estrada que leva ao Pico da Vigia e seguir à esquerda, descendo até a praia. Pra quem busca privacidade.

Praia da Armação do Itapocorói

As chamadas ‘armações’ são as localidades que antigamente centralizavam o trabalho de pesca da baleia. No caso da Armação do Itapocorói, até hoje trata-se de uma importante colônia de pescadores, que em muitos casos ainda garantem o sustento de suas famílias com o trabalho no mar. Protegido dos ventos, o canto da praia é de mar muito calmo, onde ficam ancoradas as embarcações. Dica: é um bom lugar para comprar peixe fresquinho.

Praia da Armação

Faixa de seis quilômetros em frente ao centro de Penha, que abrange as praias do Manguinho, Fortaleza e a Praia do Quilombo. Muito freqüentada pelos turistas durante o verão, devido a proximidade do Centro e hotéis.

Praia da Saudade

Típico balneário, a Praia da Saudade mantém o caráter residencial, sendo praticamente uma faixa de casas à beira-mar. A formação de enseada, com a pequena praia cercada de morros, é muito bonita e dá um caráter aconchegante ao local. Um calçadão acompanha a faixa de areia, com estacionamento para carros.

Praia Alegre

É a última faixa de areia antes da cidade vizinha de Piçarras. Um local de águas calmas, com quiosques na calçada em frente ao mar. A praia fica no roteiro dos passeios de barco, e é delimitada pelos canais de Piçarras, à esquerda, e outro pequeno à direita, do Rio Iriri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário